Não consigo dormir


Aprenda já como dormir melhor, com estas dicas que hoje lhe presenteamos para aprender a dormir melhor. Ideal para quem sofre de insónias e não consegue dormir bem por diversos motivos, tais como sonhos e pesadelos, cansaço etc. Aprenda a dormir melhor, o mais importante enquanto se dorme não é apenas dormir é conseguir descansar também uma vez que nem sempre quando as pessoas dormem descansam.

Bem as dicas para conseguir dormir melhor estão abaixo.

  1. Tenha horários regulares: não precisa cronometrar, nem transformar isto em obsessão (que poderia até ter o efeito contrário), mas o hábito facilita a criação de um ciclo saudável de sono. Neste sentido, se você está acostumado a ir dormir às 23h30 e acordar às 7h30, é muito provável que algumas noites seguidas ficando até um pouco mais tarde assistindo TV, ou algumas manhãs seguidas ficando na cama até mais tarde irão desregular o ciclo a curto prazo, causando diretamente problemas nos dias seguintes. Se você tem tido dificuldade regularmemte para dormir, tente observar os horários de deitar com mais atenção.
  2. Adote hábitos saudáveis: Alimente-se bem, faça exercícios. Pessoas que fazem exercícios regularmente tendem a dormir mais profundamente. Mas isso não quer dizer que você deve fazer qualquer uma dessas 2 coisas imediatamente antes da hora de dormir, pois torna-se mais difícil relaxar e a qualidade do sono é reduzida. Exercite-se *antes* de jantar, e pelo menos 3h antes de dormir. O que evitar ingerir antes de dormir: refeições “pesadas”, cafeína, nicotina e álcool.
  3. Coma algo leve: Refeições completas antes de dormir estão proibidas, mas dormir com fome também é um obstáculo. Coma uma fruta, meia tigela de sucrilhos, um copo de leite, ou o que fizer bem a você.
  4. Seja persistente mas não exagere: Ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir pode acabar sendo contraproducente. Levante-se e escolha alguma atividade relaxante ou tediosa. Para mim, tomar um banho quente funciona bem, mas para outras pessoas o banho está associado ao ato de acordar, e deve ser evitado. Leia um livro, dobre roupas, ouça música calma, faça um chá (o ato de esperar a água ferver, sem ter mais nada para fazer, pode ajudar também). Resista à tentação de ligar a TV ou o computador.
  5. Não tenha picos de concentração antes de dormir: Não execute atividades complexas antes da hora de ir deitar. Você não conseguirá dormir facilmente logo depois de executar cáculos complexos ou planejar as finanças da família. Se você conhecer técnicas de relaxamento, meditação, exercícios respiratórios, etc., pratique-os! Senão, adote atitudes que você sabe que lhe ajudam a relaxar. Esvazie o buffer: Se você não está conseguindo dormir porque está com um problema ou idéias na cabeça, levante-se, saia do quarto e anote um sumário de suas idéias em um papel. E não o traga para o quarto! Ao retornar, procure não pensar mais no assunto, pois você já garantiu que poderá continuar amanhã.
  6. Associe a cama ao sono: Não assista TV nela (especialmente antes de dormir), não leve o notebook para o quarto, evite até mesmo ler deitado nela. Se você já tem o hábito de ver TV na cama, mas ultimamente tem tido insônia, tente passar uns dias sem ligar a TV no quarto.
  7. Capriche nos equipamentos: Um quarto confortável é um facilitador do sono. Vire seu colchão regularmente, elimine desníveis e rangidos, tenha lençóis e fronhas confortáveis, troque-os com regularidade suficiente, tenha um despertador que permita dormir sem a preocupação de que irá perder a hora, ajuste a temperatura como necessário para ter conforto térmico. Evite iluminação desnecessária: Uma boa cortina ou blackout é um investimento na qualidade do sono – luz do ambiente externo pode ser um fator importante para atrapalhar o sono. Se você tem aparelhos eletrônicos no quarto, desligue todos. Os leds dos computadores, estabilizadores, impressoras etc. produzem luz suficiente para atrapalhar.
  8. Ruído branco: Caso os sons externos (trânsito, vizinhos, animais, etc.) estejam atrapalhando seu sono, procure cancelá-los com ruído branco produzido intencionalmente por você. Um ventilador apontado para a parede produz um som constante, por exemplo. Existem CDs de sons da natureza (vento soprando, chuva caindo, etc.) geralmente usados para compor ambientes para meditação, mas que também podem servir muito bem para cancelar o barulho que externo que impede que você pegue no sono.
  9. Não durma durante o dia: uma sesta ou soneca de até 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas pela sua produtividade. Se você pode se dar este luxo, faça-o sempre que tiver vontade! Mas não durma por longos períodos durante o dia, isso prejudica o sono noturno e ajuda a aprofundar crises de sono continuadas.
  10. Remédios para dormir: evite soníferos e calmantes, mesmo sob orientação médica – primeiro discuta bem outras alternativas. De modo geral, medicamentos para dormir deveriam ser usados apenas a curto prazo – o uso freqüentemente geralmente acaba se tornando ineficaz após algum tempo. Nunca se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico – não aumente a dose sozinho.

André Barbosa

Principal gestor do Coisa Útil. Escrevo na web há vários anos sobre temas do meu agrado, e são eles: saúde, internet, tecnologia, alimentação entre outros.


30 Comentários

  1. sergio disse:

    trabalho anoite e durmo de dia 1 no masimo 2horas nao aguentomais oque faço
    para de trabalha nao da acho que vo enloquece nao poso continuar asi!

  2. Alex disse:

    tenho apenas 17 anos, não consigo durmi bem ja faz um bom tempo, tenho saudades dos meus sonos, e hoje para mim durmir ta muito dificil, o sono vem mas eu não consigo durmir , demoro muito ou as vezes nen consigo.
    espero que seje uma fazê. tudo passa !

  3. igor disse:

    tenho 13 anos e não consigo dormir direito,eu deito umas 22:30 23:00.desde o domingo eu não consigo dormir sedo,eu so consigo dormir umas 00:30,01:30,02:00.e eu não estou mais aguntando ficar acordado durante as aulas que são de tarde,nem nas minhas outras atividade,eu fico com muito sono.
    e eu levanto:segunda,quarta,seta as 7:00 e as terças e queitas as 8:30.podem me ajudas?eu não estou aguntando mais.e vcs pode me mandar uma resposta pelo meu e-mail?

    • lucas disse:

      Oi tenho 14 anos.. tambem passo por isso mas eu acordo 12 , 12:30 ou até 12:45 (meio-dia,almoço)
      e chego atrazado
      agora é 1:14 da manha e nem consigo pega no sono
      “espero que seje uma fazê. tudo passa !” tem erro de portugues mas tambem espero que seje só uma faze :D

      ((EU ERA ACOSTUMADO A MADRUGAR DIRETO ATÉ AS 6HRS DA MANHA, AGORA ESTOU LUTANDO CONTRA ISSO))
      Até mais !

  4. tenho 30 anos e passo a noite irritado por causa da insonia q sinto, o q devo fazer para q esse problema ñ afete minha saúde?

  5. vejo anoitecer e amanhecer por isso gostaria muito de saber algo para evitar isso ,pois estou ficando mais stressado e envelhecendo cedo, portanto quero ajuda agradeço a compreensão!!!

  6. Rafael disse:

    Também não estou conseguindo dormir, eu trabalho até as 1h chego em casa 1h30min tomo um banho, um copo de leite quente, vejo meus e-mails cerca de 15min, vejo a programação da tv e vou dormir, antes eu caia na cama e me apagava, ontem por ex. eu fui deitar 2h20min fiquei 40min tentando pegar no sono e nada, eu mudo de posição na cama, viro ao contrario e nada a noite inteira assim, dormia com sono curto a todo momento me despertava, hoje vou comprar uma daquelas cortinas que escurecem o quarto, eu acho que seja a claridade.

  7. Nicole disse:

    Tenho 14 anos e estou a dias sem dormir. Fico me remexendo a noite toda, pensando em tudo, mas não consigo me desligar. O máximo que consigo são duas horas por noite. Fico cansada o tempo todo. Não sei o que fazer.

  8. Erico disse:

    Boa tarde a todos.

    Algumas pessoas não conseguem dormir devido a interrupções, tal como luz, barulhos o que quase invevitável na convivência em sociedade.
    Eu comercializo um produto que ajuda a dormir, que é natural e não é remédio. Meu produto é o Kit bom Sono, ele elemina ruídos e claridade o que propicia uma noite tranquila e sem interrupções.

    Confira:
    https://sites.google.com/site/kitbomsono/ kitbomsono@gmail.com

    Grato!

  9. Antônio disse:

    Olá!
    Tenho 21 anos de idade e também estou tendo problemas com sono. A mais ou menos 1 mês atrás comecei a perder o controle sobre horários e a partir dai vejo a noite chegar e os dias também. Estou ficando acordado direto, com os olhos fundos. Ao chegar a noite mesmo cansado e exausto não consigo dormir, fico deitado por 40 min a 1h sem resultado algum. Me viro várias vezes na cama, troco de posições e nada resolve.
    Alguém ai pode me ajudar?! Estou desesperado…

  10. FLAVIO disse:

    Olá pessoal, também tenho insônia de vez enquando, mas darei uma dica, que é do Augusto Cury (escritor) que diz o seguinte: Na hora de dormir perdoe tudo e todos incondicionalmente, fica mais barato perdoar a todos e ter uma boa noite de sono do que dormir pensando que foi injustiçado ou coisa assim.

  11. Carlos disse:

    Tenhu 17 anos, estou com dificudade em diurmi bem..
    ja faz mais de 1 ano que não durmo uma noite sem ter sonhoscom pessoas que nen nunca vi..
    O que fasso pra acabar com isso e ter uma longa e boa noite de sono??me ajudem por favor..

  12. Dudu disse:

    Bom faz 3 , 4 dias que eu não consigo dormir tenho 13 anos,começo a ouvir barulhos e não consigo dormir,só consigo com a tv ligada,porfavor me ajudem,grato dudu.

  13. luiz disse:

    passo até tres dias seguidos sem dormir
    e pior continuo o dia todo disposto, apenas canso
    oque faço

  14. ronaldo disse:

    não durmo a noite direito, nao sinto sono , vou durmi la pras 4:30 5:00 5:30 e pior de tudo que 6 horas tenho que acordar para ir a escola, me ajudem por favor , tenho 14 anos sou de fortaleza ;]]’

  15. Thales disse:

    Olá a todos.
    Tenho 16 anos e ultimamente eu não estou conseguindo dormir por nada ! Eu posso estar morrendo de sono , é só deitar na cama que eu desperto , fico pensando em tudo e não consigo me desligar , fico só girando na cama sem nunca dormir.

    Agora são 6:22 e eu vo pra escola as 7 , não dormi nem 1min hoje.

    Não sei mais o que fazer.

  16. Dilma disse:

    olá, tenho 30 anos ,e tenho insonia ja faz um tempo que naõ consigo dormir tabalho de 17;00 as 00:00mais quando chego em casa ja é mais de 01:00.posso tar cansada mais não consigo dormir quando vou ver o dia ja ta clareando.Não sei mais o que fazer. e olha que eu não durmo a tarde!

  17. ANDRE disse:

    OI TBM ESTOU COM PROBLEMA EM DURMIR FICO ROLANDO NA CAMA, ACHO Q TO CONSEGUINDO DURMI UMAS OU DUAS VEZES NA SEMANA O RESTO, PRATICAMENTE EM CLARO ME AJUDEM POIS, NAO SEI SE E O TRABALHO TRABALHO DAS 8 AS 20:00 TENHO UMA FOLGA POR SEMANA TA SENDO DIFICIL.

  18. jeane disse:

    oi eu também tenho esse problema por sinal tomo rivotril mas não tem sucesso, tive um bebe a3 anos dai para cá fiquei com esse problema mi ajude já estou tendo muitas infecções já estou pensando em mi suicida mi ajude tenho 3 filhos para criar abraço.

  19. allan disse:

    tambem passo a noite toda acordada acoedo cedo e vou dormir as 5:30 da manha
    é horrivel

  20. Wesley disse:

    Olá eu tenho 15 anos e há uma semana eu durmo no máximo 5 horas, espero que essas dicas me ajudem a dormir melhor e eu espero que seja somente uma fase.Boa sorte a todos e para min também nessa luta chata e incansável contra os disturbios do sono !!!

  21. otavio augusto disse:

    você me ajudou muito.
    são 4:23 e estou acordado deis da 1:00

  22. Joao disse:

    Estou a 9 dias sem dormir, estou comecando a ver coisas, vultos e objetos passando na minha frente. Por favor, me ajudem, preciso parar com a heroina!!

  23. gustavo disse:

    eu tenho 10 anos e estudo de sedo quando eu não tenho aula eu fico assistindo TV até 3:00 depois eu durmo 4:00 da manha então a unica coisa que me salva de voltar a dormir no horário normal que eu dormia 21:30 é quando tem aula ai eu durmo no horário certo e acordo no horário certo que é 6:00

  24. gustavo disse:

    viram sou o gustavo do comentário de cima vejam o horário que eu escrevi é pq não teve aula soque vc ajudou muito.obrigado muito mesmo pq deu certo mesmo

  25. anonimo disse:

    Se eu sonhar acordo, mas se não sonhar não acordo. Alguém sabe o que é e como resolver? Até para virar de lado acordo…

  26. anonimo disse:

    Se eu sonhar acordo, mas se não sonhar não acordo. Alguém sabe o que é e como resolver? Até para virar de lado acordo….

Comentar!

Artigos Relacionados