Danças folcloricas brasileiras


Aqui ficam uma lista de danças folclóricas do Brasil.

Samba de roda:
Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Este estilo surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É parecido com o tradicional samba que muitos já conhecem. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas, percussão e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados para este estilo musical, como você pode perceber é uma dança e também uma música muito animada vale apena conhecer.
Maracatu:
O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. É uma dança muito falada mais pouco conhecem, ela reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e também europeus. A sua principal característica é religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos como duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha. Conta com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).
Frevo:
Como o maracatu este estilo também é pernambucano muito comum no carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que ao contrário de outras músicas de carnavalescas, não possui letra, é uma música tocada por uma banda que segue blocos carnavalescos e os dançarinos se divertem com o ritmo. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico. Esse é um estilo musical bastante conhecido em todo país por estas características citadas acima.
Baião:
Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo viola acordeom e flauta doce. Como os demais ritmos este também é um ritmo muito animado e divertido, vale apena conhecer mais sobre o mesmo.
Catira:
Além de ser conhecida por catira também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos é um estimo musical ligado ao ritmo caipira.
Quadrilha:
É uma dança típica da época de festa junina que acontece nos meses de junho e julho em todo o país. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai Cai balão. Os dançarinos usam roupas xadrez com estilo bem caipira mesmo.

André Barbosa

Principal gestor do Coisa Útil. Escrevo na web há vários anos sobre temas do meu agrado, e são eles: saúde, internet, tecnologia, alimentação entre outros.


1 Comentário

  1. Maize disse:

    Adoooooooooooooorei!
    Interessante!!

Comentar!

Artigos Relacionados