Como bronzear mais rápido

Aprenda que ter um bronzeamento rápido pode ser prejudicial para a saúde. Nem sempre se pode fazer tudo rápido e muito menos ganhar um bronzeamento. O bronzeamento artificial também pode ser uma solução mas nem sempre viável ora veja o seguinte artigo.

O bronzeamento solar é um escurecimento da pele (especialmente das pessoas de pele mais clara) em resposta fisiológica natural estimulada pela exposição voluntária (banho de sol) ou não à radiação ultravioleta da luz solar. Se uma área da pele for exposta excessivamente ao sol, esta área de bronzeamento pode se desenvolver em uma queimadura solar.
Causa e efeito

O escurecimento da pele é causado pelo aumento ou liberação do pigmento melanina(que é marrom) dentro das células da pele horas após a exposição à radiação ultravioleta. A melanina é produzida e liberada pelas células chamadas melanócitos(quando sofrem uma lesão em seu DNA) e protege o corpo de absorver radiação solar em excesso, o que pode ser prejudicial. Dependendo de sua carga genética, algumas pessoas podem adquirir um bronzeado muito maior e mais rapidamente, enquanto outras pessoas não.

As freqüências ultravioletas responsáveis pelo bronzeamento são freqüentemente divididas em faixas UVA (comprimento de onda de 315 a 400 nm) e UVB (comprimento de onda de 280 a 315 nm). As ondas UVB têm maior energia que as UVA e são, conseqüentemente, mais danosas e carcinogênicas (causadoras de câncer).

Radiação UVB

* estimula a criação e secreção de nova melanina na pele
* acredita-se que causa a formação de pintas e alguns tipos de câncer de pele (exceto o melanoma).
* causa envelhecimento prematuro da pele (mas numa taxa muito mais lenta que a radiação UVA).
* estimula a produção de Vitamina D, que promove menores taxas de doenças, e ironicamente menores taxas de câncer de pele e de outros tipos
* é mais propensa a causar queimaduras solares que a UVA como resultado da superexposição, entretanto a exposição moderada pode ser saudável
* é quase completamente bloqueada por praticamente todos filtros solares

Your ads will be inserted here by

Easy AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Radiação UVA

* causa a liberação da melanina pré-existente dos melanócitos
* faz com que a melanina se combine com o oxigênio (oxidação), o que gera a cor bronzeada da pele
* parece causar menos câncer que o UVB, mas causa melanoma, um tipo de câncer de pele muito mais perigoso que os outros tipos
* não é bloqueada por muitos filtros solares, mas é de certa forma bloqueada por algumas roupas
* está presente mais uniformemente durante o dia e as estações do que a radiação UVB

Fatores que afetam o bronzeamento solar

Muitos fatores afetam o bronzeamento solar. Quem for se expor ao sol deve estar consciente dos maiores riscos que eles promovem.
Hora do dia

Os raios de sol são mais fortes entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde.
Estação do ano

Durante as estações do ano há uma variação entre os índices de incidência da radiação UV, graças ao movimento de translação da Terra.
Latitude

Quanto maior a latitude (distância da linha do equador) a que a pessoa estiver, menor será a radiação UV que incidirá sobre a mesma. Isto ocorre devido ao fato da perpendicularidade dos raios ser maior nos pontos mais próximos à latitude de 0 graus, onde a distância percorrida é inferior à percorrida em latitudes maiores.
Altitude

A cada 300 metros o poder da radiação solar aumenta cerca de 4%. Isso ocorre porque a camada de ar atmosférico se torna cada vez menos espessa quanto maior for a altitude, em montanhas por exemplo.