Como bloquear telemóvel roubado ou perdido


É impossível não deixar que nos roubem o telemóvel, mas existem uma pequena dica que faz com que o seu telemóvel seja bloqueado se for perdido ou roubado.

Não devemos facilitar, como sabemos este pequeno aparelho é um objecto apetecível ao olhar alheio. Com este pequeno truque podemos não evitar que nos roubem o telemóvel, mas evitamos que quem o roubou o use. Simplesmente façam o seguinte:

No telemóvel marque *#06#

Os 15 dígitos apresentados correspondem ao IMEI, um número de série único de cada aparelho. Escreva esse código num lugar que se lembre depois, quando precisar de o encontrar. Caso tenha a infelicidade de ser uma vítima de roubo do seu telemóvel, pegue nesse código e ligue para o seu operador de serviço móvel e bloqueie esse telemóvel. Quando alguém tentar meter um outro cartão SIM no telefone e o ligar vai ficar surpreso pois aquele aparelho não conseguirá funcionar.

No site da operadora TMN diz o seguinte:

O código IMEI

O seu telemóvel possui um código numérico de identificação IMEI (International Mobile Equipment Identity), composto por quinze dígitos. Só através do conhecimento deste código, é possível à tmn bloquear a utilização do seu telemóvel na rede TMN.
O codigo IMEI está impresso numa etiqueta no interior do seu telemóvel.
Poderá ainda saber o IMEI do seu telemóvel digitando:

*#06#

Anote, em lugar seguro, o IMEI do seu telemóvel.

Em caso de roubo ou extravio deverá solicitar de imediato à tmn o bloqueio do seu telemóvel, por forma a evitar a sua utilização indevida. Simultaneamente, deverá contactar o Serviço de Apoio a Clientes, ligando 1696 da Rede tmn ou da Rede PT Comunicações (chamada gratuita) e comunicar à tmn que o seu cartão Cliente tmn foi roubado.

Está prevista a adopção deste serviço pelos restantes operadores GSM, pelo que será possível, impedir o uso indesejado do seu telemóvel nas redes GSM internacionais.
Para pedir o bloqueio do seu telemóvel

Deve enviar por correio, ou entregar numa Loja tmn os seguintes documentos:
- Prova de participação de furto às autoridades;
- Prova de compra do telemóvel (factura/ recibo ou certificado de garantia);
- Termo de responsabilidade (modelo disponível em qualquer Loja ou Agente tmn), indicando a marca, o modelo e o número IMEI do seu telemóvel:
- Fotocópia do bilhete de identidade.

Para pedir o desbloqueio do seu telemóvel

No caso de recuperação do seu telemóvel, deverá entregar numa Loja tmn, ou enviar pelo correio, os seguintes documentos:
- Prova de participação da recuperação às autoridades;
- Termo de responsabilidade (modelo disponível em qualquer Loja ou Agente tmn), indicando a marca, o modelo e o número IMEI do seu telemóvel;
- Fotocópia do bilhete de identidade.

Os pedidos de bloqueio e desbloqueio estão sujeitos à aprovação da tmn.

Para mais informações sobre o serviço Anti-Roubo tmn, contacte o Serviço de Apoio a Clientes, ligando 1696 do seu telemóvel ou da Rede PT Comunicações (custo de 20 cêntimos por chamada).

Principal gestor do Coisa Útil. Escrevo na web há vários anos sobre temas do meu agrado, e são eles: saúde, internet, tecnologia, alimentação entre outros.

Comentar!